segunda-feira, 21 de maio de 2018

Monte Azul Paulista tem manutenção deficiente



Praça Capitão Domingos Cione (Jardim dos Passarinhos) atualmente.

 A Comarca tem recebido nas últimas semanas diversas reclamações sobre a manutenção de praças, avenidas, ruas, recolhimento de material verde e sobre edifícios públicos da prefeitura em Monte Azul Paulista, além da falta de produtos de reposição na área de transporte, máquinas, equipamentos e até em escolas, creches e outras repartições públicas. Nas praças, por exemplo, como podemos ver há várias semanas na coluna Fala Comunidade, moradores reclamam das quebras de bancos e falta de cuidados com o gramado e plantas. Assim, fomos conferir o que se passa e tentamos obter respostas da Prefeitura. A atual administração municipal (que está em seu segundo mandato) demonstrou desde o início grande força de vontade em melhorar o meio ambiente, com o plantio de muitas árvores, mantendo um viveiro de mudas para isso, e além disso criou inúmeras praças para o lazer das comunidades, fazendo inclusive reformas e um parque ecológico excepcional. Assim, é impossível não elogiar essas iniciativas. 
Infelizmente, com o passar do tempo notamos que os moradores tem razão em reclamar. A manutenção desses locais deixa muito a desejar, criando verdadeiras armadilhas para os moradores e deixando a cidade mais feia, com ares de abandono. Quem entra na cidade pela via de acesso, por exemplo, pode ver a rotatória da bandeira sem a referida, os coqueiros do trajeto parecem que estão morrendo, pois muitos estão sem folhas, visivelmente faltando cuidar de lagartas que comem as folhas. Uma triste visão inicial de uma cidade que era conhecida antigamente por sempre estar bonita e bem cuidada.
Praça Rio Branco: após 4 anos da reforma, irrigação quebrada 
deixa plantas secas.
PRAÇAS
A atual administração, em seu primeiro mandato, fez uma importante e necessária reforma na praça Rio Branco, que apesar de protestos por causa de várias árvores que foram arrancadas, acabou mudando o visual de forma a manter seus jardins melhor protegidos. Até a fonte, marco da praça, foi reformada e voltou a funcionar. Também um bonito parque infantil foi construído, melhorando para as crianças. A Comarca visitou o local esta semana e, infelizmente, apenas 4 anos após a reforma, constatou que muito desta praça está deteriorado. A fonte está desligada já faz tempo, o parque infantil está com vários brinquedos quebrados, sem manutenção, o piso de pedras portuguesas está em alguns locais completamente abandonado, e a iluminação da praça está com diversas lâmpadas apagadas, sendo que à frente da igreja matriz não existe iluminação, a não ser que a própria paróquia acenda os holofotes instalados na igreja.
Outras bonitas praças foram construídas pela atual administração, como a Gina Sevieri, no Residencial Baraldi, ou a praça Adolfo Arado, no bairro São Sebastião, e uma praça no distrito de Marcondésia. São exemplos para serem seguidos, mas que novamente constatamos que atualmente a manutenção é muito deficiente, e a segurança também se mostra da mesma forma, pois uma delas possui bancos e brinquedos instalados praticamente destruídos por vândalos.


Equipamento da Academia ao Ar Livre
quebrado no Jardim dos Passarinhos.
 Monte Azul Paulista tem inúmeras praças a serem mantidas, e assim visitamos também as antigas praças. As duas praças do Jardim Primavera seguem praticamente abandonadas, como acontece há pelo menos 20 anos, sendo que apenas o gramado é cortado nestes locais. O famoso Jardim dos Passarinhos (praça Capitão Domingos Cione) tem um funcionário que mantém a limpeza com a varrição do local, mas os bancos, a iluminação e o gramado estão mal cuidados. Um parque infantil e as duas academias ao ar livre estão em bom estado. A praça Beatriz Kohlman, no Residencial Arroyo, é muito mal cuidada há anos, sempre precisando que moradores peçam para algo ser feito, pois se depender da Prefeitura fica abandonada.
A praça Aurélio Coelho Blanco, no Jardim Itamarati, está bem cuidada, apesar de alguns bancos quebrados e de praticamente não existir paisagismo. A praça Siqueira Campos, onde ocorre a Feira do Produtor Rural e tem os “Food Trucks”, parece ser bem cuidada, com ótima iluminação, mas possui bancos quebrados por vândalos. As praças do bairro São Felipe estão conservadas mas, infelizmente, os bancos estão em sua maior parte também quebrados por vândalos. Outra bonita praça, no bairro São Sebastião, também está praticamente abandonada.
RECLAMAÇÕES
Nossos leitores reclamam muito das praças de esportes, especialmente do Centro de Lazer Centenário, do Ceapina e do São Francisco (parque Denise), que também fomos visitar e, realmente, se encontram abandonados. Nestes casos a Prefeitura informou que não há dinheiro para a manutenção ou reforma adequadas desses locais, mas que estão tentando resolver o mais rápido possível. No caso da praça de esportes do Ceapina há um grave problema relacionado à situação irregular da área, que a prefeitura não pode, assim, mexer enquanto não regularizar.

Centro Poliesportivo Cézar Luppi: após 3 anos de reinauguração está abandonado.

Outro equipamento da Academia ao Ar Livre
quebrado no Jardim dos Passarinhos.
PREFEITURA
A Comarca falou com a Prefeitura, que respondeu sobre a limpeza e manutenção dizendo que a Frente de Trabalho que está sendo contratada, com 20 pessoas por 6 meses, tem exatamente o sentido de arrumar esses problemas, que considera pontual. Após esse período farão uma análise do que ocorreu para ver a necessidade, ou não, de contratar em definitivo ou terceirizar o serviço.
Questionada sobre os pagamentos, representantes da Prefeitura disseram que todos os pagamentos aos fornecedores estão sendo regularizados.
Em relação ao vandalismo que ocorre nas praças, a Prefeitura alega que coloca a GCM (Guarda Civil Municipal) em prontidão, sempre vigiando os principais locais, mas que não possui meios de manter 24 horas por dia em todos os lugares. Por isso, pede que a população denuncie qualquer vandalismo para que as devidas providências sejam tomadas.
Quanto às praças de esportes a Prefeitura tenta obter verbas para reformas e adequações nos diversos locais, e no caso do Ceapina tenta regularizar a área.
Não conseguimos obter todas as respostas às questões abordadas, mas seguiremos nas próximas edições tentando ver como serão resolvidas.

Banheiro público
do Jardim dos Passarinhos: abandonado.

SUGESTÕES
Muitos moradores, indagados sobre a conservação das praças, perguntaram por que a Prefeitura não faz uma parceria com a iniciativa privada como, por exemplo, num local que é muito bem cuidado no anel viário, na rotatória com a vicinal Moacir Alves de Lima, por um empresário que possui comércio no local, deixando uma sensação de bem cuidado. A Prefeitura teria muito a lucrar com isso, segundo esses moradores.
Como percebemos, há soluções, basta que façam bem feito, pensando na cidade e em como isso pode ajudar no desenvolvimento e bem-estar da população, aumentando a autoestima e, assim, criando uma mentalidade mais otimista, aumentando o número de empreendedores e atraindo mais investimentos. (Da Redação)
Centro Poliesportivo abandonado.

Caixa da iluminação do Centro Poliesportivo: sumiu?
Banheiro do Centro Poliesportivo depredado.
Piscina do Parque Denise abandonada mais uma vez. Funcionou apenas na inauguração, no ano 2000.
Atual administração regularizou a área mas não reabriu o parque devido às despesas.

Piscina infantil do Parque Denise abandonada.

Guarita do Parque Denise: abandono total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário