terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Ronaldo Fenômeno se despede dos campos

Um drama encerrou a carreira de Ronaldo Fenômeno nos gramados. Como muitos outros dramas que atingiram sua vida e ele superou.  Desta vez é definitivo, infelizmente. O hipotireoidismo e muitas contusões fizeram com que o mundo perdesse seu futebol. Ronaldo anunciou sua aposentadoria, para tristeza de todos aqueles que amam o futebol. Como corinthiano e apaixonado por futebol, chorei vendo sua entrevista na televisão, emocionado.Qualquer fã de futebol choraria com o fim de uma carreira brilhante como a dele. Independente de qual clube torcia. Realmente, ele é um fenômeno e merece nossos aplausos. Ronaldo, ao longo da carreira, passou por São Cristóvão, Cruzeiro, PSV, Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid, Milan e Corinthians, além da Seleção Brasileira. Ganhou inúmeros títulos e foi o melhor do mundo por 3 vezes. Inquestionável!
Espero que a torcida corinthiana faça no próximo jogo uma bela homenagem a este ser humano incrível, que na entrevista coletiva se portou como um cavalheiro, como sempre. Suportar tudo o que falaram dele sem mencionar a doença que tinha, as críticas, as gozações, não é para qualquer um. Na entrevista ele se mostrou novamente por inteiro, brincando, rindo, chorando, emocionando. Sua vida vale um filme.
No final de janeiro estive em São Paulo e nunca havia visto um jogo de Ronaldo ao vivo. Era a nossa chance. Tinha prometido levar meus filhos Danilo, de 13 anos, e Rodrigo, de 12, para ver o fenômeno, e essa era a chance, pois na Libertadores os jogos eram apenas às quartas-feiras e seria difícil assistir, morando em Monte Azul. Fomos ao Pacaembu e assistimos a Corinthians 1x1 Noroeste. Não foi um bom jogo, mas estávamos satisfeitos, pois mesmo se perdesse, tínhamos visto Ronaldo jogar. Foi sensacional! Na quarta-feira seguinte ao jogo, o Corinthians estrearia na Libertadores contra o Tolima, no mesmo Pacaembu. Portanto, vimos o penúltimo jogo oficial do Ronaldo ao vivo. Não queríamos isso, mas aconteceu.
Acompanhei a carreira de Ronaldo desde quando ele começou a aparecer no Cruzeiro, e sempre com humildade ele conseguia cativar a todos nós. Nas entrevistas, nos jogos, em tudo ele demonstrava ser uma ótima pessoa, ao contrário de outros jogadores, aliás muitos outros jogadores, que sempre se portam como reis, querendo apenas reverência. Ronaldo, ao contrário, na própria entrevista de despedida agradeceu àqueles que o criticaram. Um exemplo, realmente! Assistia o campeonato espanhol ou italiano somente para vê-lo jogar. Sempre tinha alguma coisa diferente com ele em campo, era sempre emocionante. Outros jogadores gostam de fazer firulas, como Ronaldinho Gaucho e Robinho, mas Ronaldo não era assim, ele apenas jogava e, quando havia firulas, era porque o lance permitia e necessitava que ele assim o fizesse. Um jogador objetivo, um craque. O maior atacante da história do futebol mundial até hoje. Atuava no campo todo e era preciso nas finalizações. Fez tantos gols bonitos e deixou sua marca em nosso querido Timão. Continue ao nosso lado, Ronaldo, pois somos eternamente gratos a você. A Libertadores virá um dia. Isso é o de menos. O que importa é que você jogou nos maiores clubes de futebol do mundo, e nós, do Corinthians, teremos para sempre essa marca em nossos corações.

OBRIGADO, RONALDO!

Ronaldo no meio de campo aguardando...
Ronaldo no intervalo do jogo.

Corinthians 1 x 1 Noroeste



  








































 

Ronaldo e seus filhos Alex e Ronald na despedida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário